sábado, 31 de julho de 2010

Sobre ler


Sempre que leio um bom livro, tenho o ímpeto de compartilhar as epifanias e devaneios que ele me proporciona. Alguns livros me fizeram escrever páginas e páginas de anotações e futuros textos, que nunca foram publicados. Esse padrão é tão frequente, que me fez perguntar porque eu não compartilho essas experiências. E a resposta é uma só. Ler um livro é como um beijo, uma carícia. Ler é uma experiência pessoal. Eu posso escrever centenas de páginas sobre o efeito de um livro (ou sobre sentir as carícias e beijos de alguém) e mesmo assim ninguém vai sentir da mesma forma que eu. E eu nunca vou sentir da mesma forma que você.

Todo aprendizado é pessoal. O máximo que podemos esperar, é compartilhar nossas fontes e experiências, e acreditar que as outras pessoas vão extrair algo relevante dessa interação.

Então, fica uma lista de livros que mudaram minha forma de enxergar algum aspecto do mundo. Mas antes de começar a ler, lembre-se:

Assim como um beijo, um livro só deve ser degustado quando se esta pronto para aceitar as consequências dessa escolha. Um beijo sem significado é um pecado contra si mesmo, assim como desperdiçar a leitura de um bom livro.

A insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera
O Lobo da Estepe - Hermann Hesse
Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez
Memórias do Subsolo - Fiódor Dostoiévski
Fragile Things - Neil Gaiman
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
A Metamorfose - Franz Kafka
A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Gostaria de acrescentar algum livro à lista?

4 comentários:

  1. Hoje loquei o filme O Lobo da Estepe. Não sei se faz juz ao livro, vamos ver... Quer dizer, vou assistir e dpois ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. O protagonista é feito por Max Von Sydow. É um bom sinal. Ainda não vi o filme...

    ResponderExcluir
  3. Desta lista já li O Lobo da Estepe e a Menina que roubava livros. Este último eu fiquei encantada pela beleza trágica da Morte contando tal história. Já o Lobo da Estepe eu me fascinei quando li, há um bom tempo, devido à grande identificação que tive com ele em relação à minha mente.
    Aliás, é um que está na minha lista de livros a serem relidos... [tive a "sorte" de ser premiada com uma memória terrível...]

    ResponderExcluir
  4. Crime e Castigo e Memórias da Casa dos Mortos, de Dostoiévski. :)

    ResponderExcluir