quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pão e Circo

Você com certeza já ouviu falar da política de pão e circo. Se você mora no Brasil, em algum momento já ouviu a comparação entre o Futebol no Brasil, e a política de pão e circo. Por algum tempo eu concordei com isso. Mas depois de acompanhar rapidamente os diversos jogos de hoje (resolvi colocar minha implicância a prova) cheguei a conclusão de que estamos muito enganados em relação a isso.

Pense bem. Gladiadores lutavam armados na frente de milhares de pessoas, em muitos casos até a morte. Claro, os mais famosos não morriam de forma leviana, e as lutas eram em parte arranjadas, mas... leões, gladiadores armados, uma arena como o Coliseu, que em duas ocasiões foi inundada para representar batalhas navais, enfim, um milagre da civilização.

Agora, compare isso com o futebol brasileiro. Jogadores sem a menor lealdade a nada, que jogam sem nenhuma vontade, que preferem se atirar no chão para cavar uma falta ao invés de tentar realizar uma jogada, dirigentes que estão mais preocupados com o próprio bolso do que em gerenciar um time, uma torcida que age como se a realização pessoal dependesse do resultado do time...

Ou seja, o futebol no Brasil esta longe de ser um pão e circo. O futebol teria que ser levado muito mais a sério pelos profissionais que realizam o futebol para merecer essa comparação. Os únicos que realmente se importam com o futebol são os torcedores. Aqueles que ganham e dedicam suas vidas ao espetáculo do futebol, não estão nem um pouco preocupados com a qualidade desse espetáculo.

A conclusão inevitável é que assim como o Bento Carneiro é o vampiro brasileiro, o futebol é o pão e circo brasileiro. Um engodo do engodo. Uma farsa mal feita. Um pão e circo de mentirinha.

Parabéns! No circo brasileiro, o palhaço é você!

4 comentários:

  1. mais ta cumplindo a funçao do pao e circo mesmo! mais na base do futebol ta a coisa, mais o pao e circo ta bem feito, a finalidade seria a mesma e pra os torcedores! os jogadores sao e serao uma merda, por que eles nao tao nem ai cum nada, so tao por o dinhero e nem se importao em que time estiverem! mais concordo muito com a frase final e com tudo q tu falo, seria uma traduçao merda do pao e circo original!

    ResponderExcluir
  2. uuhh ai perdao pelo meu portugues, e q sou uruguaio

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. [2]
    Acho que antigamente o futebol era sim o pão e circo brasileiro, considerando-se que tempos atrás era-se necessário uma baita dedicação a esse esporte, os caras ficavam famosos por serem fodas no campo, etc. Hoje em dia até dá pra dizer que é o pão e circo, porém o pão está velho, duro e embolorado, e o circo sujo, decaído, quebrado.

    ResponderExcluir